Eu, lendo um livro, me deparei, quando, por suas paginas, passeava, com um “verso” bem legal “posso saber pedagogia, biologia como astronomia, posso cuidar da terra como posso navegar. Sou gente. Sei que ignoro o que sei. Por isso, tanto posso saber o que ainda não sei como posso saber melhor que já sei...”. Se eu me deparasse com esses “versos” fora desse livro que li, poderia ter certeza que é digno de um grande poeta. Embora saiba que, quem escreveu esses versos, é um grande poeta e, inclusive, um magnífico educador!
Eu nunca imaginei que em um livro desse tema eu poderia me deparar com algo do gênero! Em alguns livros que li sobre o mesmo tema, sempre tem muitas teorias como, a “teoria da curvatura de vara”(é isso mesmo!!!)... Sempre esses livros vem recheados de nomes complicados (não que este não tenha -- mais esse tem palavras “raras” da língua portuguesa. Isso torna o texto difícil, nada que a persistência não resolva) e teorias mirabolantes (devem ser colocadas em praticas [detalhe]). Quando me deparei com esses versos sobre esse tema, me apaixonei pelo livro. Não tive, ainda, a oportunidade de ler outros livros desse gênio (porque to de férias, e ir ate a federal é o fim!!!), mais quando voltar as aulas procurarei, ate porque será muito bom pro meu futuro!
Em “Pedagogia da Autonomia”, (livro que venho me referindo [e, propositalmente, tentei {não sei se com êxito} deixar um suspense no ar]) Paulo Freire, se refere à educação como algo fora do que é a educação hoje!Explico melhor. Paulo Freire mostra que essa educação que vivemos hoje, que nos é imposta, é apenas uma visão de muitas outras. No livro ele mostra como deveria ser tratada a educação. Não sei se devo me ater às formas que Paulo nos mostra como agir com os alunos e com nós mesmo (professores). Mas suas idéias são muito boas, e vou levá-las pra todas as minhas praticas pedagógicas, e lógico, minha vida!!!!
Então, indico esse livro pra vocês lerem (“PEDAGOGIA DA AUTONOMIA”). Paulo Freire é um mestre quando se trata de misturar praticas educativas com poesia! Fato, essa poesia não é um tanto lírica quanto as que estamos acostumados a ver e ler por ai, mais não menos poética!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
as idéias sao muito boas, porém a prática no cotidiano é bem diferente. gostei de seu relexao. parabens.
ResponderExcluirei quero coments teu lá...
humrum , mim vai comentar^^
ResponderExcluir